quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Competência leitora e habilidades de leitura

Desde 1998, o ensino médio brasileiro vem passando por uma transformação profunda, à medida que tem procurado pôr em destaque o ensino por competências, em lugar do ensino focado apenas em conteúdos programáticos.
Nas questões de interpretação de texto dos diferentes tipos do exame - como Prova Brasil, Saeb, Enem, vestibulares e concursos públicos, entre outros -, o que se deseja avaliar é se o candidato desenvolveu a competência leitora necessária para ocupar a vaga ou o cargo que disputa.
Portanto, a competência pode ser traduzida como uma espécie de "saber fazer", isto é, saber lidar com as diferentes situações e problemas que se colocam diante de nós no dia a dia.
Se a competência está relacionada com o saber fazer", as habilidades estão relacionadas com o "como fazer", isto é, como o indivíduo mobiliza recursos, toma decisões, adota estratégias ou procedimentos e realiza ações concretas para resolver os problemas. Portanto, competência e habilidades são duas dimensões interdependentes do "saber", que se completam mutuamente.
No âmbito da leitura e da interpretação de textos, competência leitora se expressa por meio de habilidades de leitura, que, por sua vez, se concretiza por meio de operações ou esquemas de ação.

(CEREJA,W., CLETO, C. & COCHAR, T. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leiura. São Paulo: Atual, 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário